A escassez de água é uma questão iminente e muito séria que precisamos discutir o quanto antes. Algumas medidas devem ser tomadas por todos, como aprender a economizar água no cotidiano, seja em casa, condomínio ou trabalho. Uma alternativa muito interessante que pode gerar uma economia de até 50% na sua conta de água é usar um sistema de cisternas para o aproveitamento da água da chuva. É um sistema de baixo custo e muito eficiente.
A cisterna funciona da seguinte maneira: a água da chuva é levada pelas calhas a um filtro, que eliminará mecanicamente impurezas, como folhas ou pedaços de galhos. Por ser proveniente da chuva, a água obtida não é considerada potável, portanto, não é adequada para consumo humano. Ainda assim, pode ser usada nas tarefas domésticas que mais consomem água, como lavar a calçada, o carro, irrigar o jardim e até no vaso sanitário. Confira a seguir algumas vantagens e desvantagens desse sistema:
Vantagens
– Ecologicamente responsável, pois permite o aproveitamento da água da chuva em vez de utilizar o precioso recurso hídrico potável;
– Pode ser instalada em qualquer ambiente: rural ou urbano;
– Representa uma economia de 50% na conta de água;
– Ajuda a conter enchentes ao armazenar parte da água que, caso contrário, iria para rios e lagos, diminuindo o volume de água da chuva no esgoto.
Desvantagens
– É necessário disciplina: as calhas devem ser limpas e mantidas em boas condições;
– O interior da cisterna também deve ser limpo periodicamente;
– A instalação, se for ligada à rede de encanamentos da casa, precisará de um profissional para rearranjar os encanamentos. De toda forma, em muitos casos, o investimento é recuperado no primeiro ano, senão nos primeiros meses.
Cuidados
Alguns cuidados que devem ser tomados incluem: não recolher as primeiras águas da chuva, pois podem conter sujeiras do telhado. Para isso, deve ser instalado um dispositivo que permita desviar as primeiras águas. A cisterna deve ser bem vedada, longe dos raios do sol e de detritos de animais, para impedir a proliferação de algas.
A Arboria acredita que essa solução deveria ser uma cultura de sustentabilidade ecológica nas construções, uma arquitetura limpa obrigatória em cada edificação construída no futuro.
O que você precisa para um sistema completo?
– Cisterna para Água da Chuva: É o principal elemento do sistema. Nela ficará armazenada a água da chuva, que se renovará com as próximas chuvas. Existem vários modelos no mercado, desde plásticos, passando pela fibra de vidro até os modelos de alvenaria.
– Filtro: Essencial para o aproveitamento da água da chuva, removendo pedras, galhos, folhas, animais mortos e qualquer material que possa ter ficado na calha no tempo em que não choveu.
– Freio: Importante no processo de filtragem, ele reduz a entrada da água na cisterna, permitindo que as partículas de poeira decantem no fundo da cisterna sem deixar a água com má aparência.
– Sistema Flutuante: Como as partículas se encontram decantadas no fundo da cisterna, a parte de cima concentra a água mais limpa. Por isso, utiliza-se um sistema flutuante, que vai ligado à bomba. O sistema faz a sucção da água presente na parte de cima da cisterna, garantindo um ótimo aspecto visual.
– Sifão Ladrão: Impede a entrada de pequenos bichos e expulsa o excedente de água da cisterna, evitando que ela transborde.
– Bomba: Responsável por enviar a água para uma caixa superior ou para uma torneira, variando de acordo com os usos pretendidos.
Normas de Referência:
ABNT NBR 15.527 – Aproveitamento água da chuva
Referências bibliográficas:
Equipe eCycle. Captação de água da chuva: conheça as vantagens e cuidados necessários para o uso da cisterna. Disponível em: https://www.ecycle.com.br/3301-captacao-de-agua-da-chuva-aproveitamento-sistema-cisternas-como-captar-armazenar-coletar-para-aproveitar-vantagens-coletor-modelos-cisterna-ecologica-aproveitando-coleta-pluvial-armazenamento-caseiro-residencial-como-onde-encontrar-comprar
Acesso em: 16 de setembro de 2019.
ECOCASA. CAPTAÇÃO DE ÁGUA DA CHUVA: POR ONDE COMEÇAR?
Disponível em: https://www.ecocasa.com.br/agua-da-chuva-por-onde-comecar
Acesso em: 16 de setembro de 2019.